Girls on Films*

Muito interessante esta breve abordagem ao Bechdel Test trazida até nós pelo Febre dos Fenos ( sem que ela saiba: – olá São João!):

Tomem lá 10min e 30s do vosso tempo para ver isto…

A propósito da falta de personagens femininas relevantes no cinema e na tv, usou-se um teste, inicialmente paródico (vide cartoon abaixo), para catalogar os filmes. Para valerem a pena teriam que preencher três simples requisitos:

– Ter pelo menos duas personagens femininas COM NOME (figurantes não contam, ok?) ,

– conter um diálogo entre duas personagens femininas com nome,

– que esse diálogo não fosse acerca de uma personagem masculina.

Parece canja, certo? Mas não é!
E se esse diálogo tiver que durar pelo menos 60 segundos a coisa complica-se mais um bocadinho!…

Mais: não pensem que se trata de uma coisa aplicável só a mulheres, nããããooouuummm!!
(É sabido que tudo o que foge ao estereótipo do Homem-Branco-todo-poderoso não tem interesse enquanto objecto de estudo profundo ou admiração… mas nem me quero alongar… vejam lá, vejam!)

A propósito… estava aqui a puxar pela cabeça a ver se me lembrava de filmes que passassem no teste e, para além de me ocorrer o Bridesmaids e o The Help, de que falam no vídeo, ocorreu-me este… será que passava no teste? Julgo que sim. Vem-me logo à cabeça a cena do terraço… passa de certeza! :)

E, assim de repente, este também!… Ah, e este (cena da cozinha, de manhã)! Mas agora que estou desperta para a questão passarei a lembrar-me de analisar os filmes – também – à luz do teste Bechdel! ;)
__

* título inspirado nesta música dos Duran Duran, também não será por acaso… as Girls, essa massa acéfala e indistinta com uma racha entre as pernas, deambula emperiquitada pelo ecran e pelo imaginário colectivo não só dos Homens que Adoram as Mulheres(1), como dos Homens que Odeiam as Mulheres(2), como, infelizmente, das Mulheres e das meninas.

(1) título aproximado de um filme de François Truffaut, cuja sinopse não podia ser mais apropriada (ver aqui no número 10 da lista do querido amigo Madox), e que a São João tão bem usou a propósito daquele post de que também falámos aqui (uff!…);

(2) título do primeiro livro da trilogia de Stieg Larsson, que deu origem a dois filmes (até ao momento): um sueco (de 2009) e um americano (de 2011, agora em cartaz em Portugal).

Advertisements
Comments
2 Responses to “Girls on Films*”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] aconteceu, em 2008) e as imagens do trailer deixam curiosidade. E aqui está um filme que passa no Bechdel Test e lá encaixa as vezes que se quiser (Lembram-se? Espreitem lá em que é que consistia e como era […]

  2. […] que é o de sugestões de leitura (filmes e séries também interessam – o que é isso do Bechdel Test, aqui) para miúdas, com modelos femininos de referência que vão mais além do que as princesas que […]



Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: