Tirania da Juventude


Há pouco no FB, enquanto fazia scroll pelo feed de notícias detive-me num anúncio de um concurso de ideias promovido por uma Câmara Municipal com uma Associação de Jovens… O concurso pedia “Ideias realmente boas” e o limite máximo de idade dos participantes impunha-se nos 30 anos (quando era miúda o Cartão Jovem atestava a juventude apenas até aos 26…). E dei por mim a pensar (não obstante a parceria com a tal Associação pró-Juventude deste caso):

Porque raio os concursos de talento, criatividade, etc., mais concretamente os de “revelação” (não os de carreira, como é evidente… melhor seria!) contemplam geralmente e apenas os jovens??!!

Acaso as boas ideias terão idade? Terá o talento prazo de validade?

Mais: num país em que os velhos estão pelos vistos condenados (cada vez mais – temo pelo futuro) à discriminação, não seria abonatório promover (além da saúde, do convívio, da dignidade, etc, etc) a criatividade pós juvenil?

Mas as pessoas a partir dos 30 anos não podem receber incentivos pela sua criação, trabalho e inovação? Será que se considera isso um desperdício, dinheiro mal gasto?

Mas porquê a juventude pela juventude?

Nem preciso de dar mais exemplos para além destes dois ou três (por caso até um bocadinho mais):
Estariam melhores na sua juventude do que dos 30 em diante Albert Einstein, Marguerite Duras, Ludwig van Beethoven, Annie Leibovitz, Charles Darwin, Maggie Smith, Clint Eastwood, etc, etc, etc?

Mal de nós…

Advertisements
Comments
2 Responses to “Tirania da Juventude”
  1. Prezado diz:

    A cabeça é mais lenta é, trabalham-se menos horas sim, mas é bem mais eficaz. Os míudos têm boa vontade, mas não chega. Digo eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: