Mulheres velhas*, objectificação** e outros assuntos.

 

De volta às questões da misrepresentation, da objectificação das mulheres. É impressionante o quanto ela está enraizada na nossa cultura, nos nossos valores e na concepção que fazemos de nós próprias, dos nossos relacionamentos, do prazer, do dever e dos direitos… Até nas formas mais dissimuladas e aparentemente contraditórias.

 

 

Vem aí mais uma coisa gira!
About Face“, documentário (também catalogado como comédia e biográfico) sobre o envelhecimento do ponto de vista de mulheres que trabalharam (ou trabalham) como modelos, famosas pela sua beleza. Com testemunhos de Paulina Porizkova, Isabella Rossellini, Jerry Hall, Christy Turlington e Carmen Dell’Orefice entre um vasto elenco.

 

“My social status has diminished because I know I’m not invited to the A parties anymore.
My daughter is. As you grow older, you don’t count anymore.” diz Isabella Rossellini enquanto ri.

 

“oh, and never mind the fact that it’s disgusting and insane to inject stuff into or cut open your face and put it back together for the sake of vanity”

 

Aguardemos enquanto esfregamos as mãos de contentes, embora não devamos esperar um grande aprofundamento das questões… ;)

 

A propósito de objectificação, vejam lá esta gracinha: “Los deportistas masculinos vistos como jugadoras de voley playa“, ou “se olhássemos para os desportistas masculinos nos Olímpicos como normalmente se olha (quem, quem?) para as jogadoras de voley de praia”. :)
Eu diria que, apesar da(s) paródia(s), não tem grande interesse. Pois não?

 

E como é fácil compreender o ridículo se ele for posto ao contrário: “What if male comic book characters posed like female characters?” ou, como pareceriam as figuras masculinas de acção se pousassem como as femininas?

 

Continuamos aqui sempre a falar do óbvio, mas o problema está também onde menos esperamos e muitas vezes nem damos por ela…

 

E claro que estas mulheres do filme estão longe de corresponder à imagem da maioria. Mas é um princípio e pode ajudar a ultrapassar algumas barreiras, curiosamente, pela beleza! :)

 

* é curioso como a expressão “mulheres velhas” está cheia de conotação negativa. Mulheres “maduras”, mulheres “> de x anos” mas “velhas” nunca!

**este blog não respeita o acordo ortográfico.

Anúncios
Comments
One Response to “Mulheres velhas*, objectificação** e outros assuntos.”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] feito uma muito breve alusão ao universo masculino e infantil dos Comics/banda desenhada, aqui, lá bem no finzinho do […]



Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: